Brasilienses não conhecem os administradores regionais, segundo pesquisa Metrópoles/Dados

A maioria dos brasilienses não tem ideia de quem são os administradores regionais, o que reflete o distanciamento da população com as políticas públicas locais. Segundo a pesquisa de opinião Metrópoles/Dados, 81,9% dos moradores do Distrito Federal desconhecem quem está no comando das 31 administrações. Entre os jovens de até 25 anos, esse percentual sobe para 87,4%. Já na população de 40 a 59 anos, o índice cai para 33%.

Entre as principais atribuições, as administrações regionais são responsáveis por executar obras, emitir alvarás, analisar e aprovar projetos de arquitetura. Também são canais de comunicação entre os moradores e o governo local. Ou seja, atividades que seriam mais eficazes com a participação popular.A administradora mais lembrada na pesquisa foi Maria Antônia, do Gama. Mesmo assim, o percentual é ínfimo e alcança somente 2,9% dos entrevistados. Nery do Brasil, de Santa Maria, foi o segundo mais citado, com 2%. André Queiroz, de Brazlândia, figura na terceira colocação geral, com 1,8%. O levantamento foi feito entre 24 e 27 de outubro, com 1,2 mil pessoas, nas principais regiões do Distrito Federal.

Promessa
A pesquisa aponta outro dado relevante: 30,7% das pessoas entrevistadas acreditam que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ainda não cumpriu a promessa de promover as eleições diretas para as administrações simplesmente porque o chefe do Executivo se esqueceu do compromisso. Outros 29,2% disseram que o chefe do Executivo tem medo de os administradores eleitos serem adversários políticos; e 6,8% acreditam que a proposta não caminhou por esbarrar em impedimentos legais.

Rollemberg precisa da aprovação da Câmara Legislativa para fazer eleições diretas nas Administrações Regionais. No entanto, o Executivo precisa enviar um projeto de lei, o que não ocorreu até o momento. No pacote de arrocho anunciado pelo socialista para tentar salvar o DF da crise, há ainda a previsão de reduzir o número de administrações de 31 para 24. No entanto, esta proposição também não chegou às mãos dos deputados distritais.

http://www.metropoles.com/distrito-federal/politica-df/brasilienses-nao-conhecem-os-administradores-regionais-segundo-pesquisa-metropolesdados

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: