Brasil ganha convite e disputará o Mundial Masculino de Basquete


                                                     
Brasil ganha convite e disputará o Mundial Masculino de Basquete
Seleção não conseguiu vaga direta na competição após má campanha na Copa América
Gazeta Press

Mesmo eliminado na primeira fase da Copa América, a Seleção Brasileira masculina de basquete disputará o Campeonato Mundial da modalidade de 2014, na Espanha. A equipe nacional foi contemplada com um dos quatro convites da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para o torneio, ao lado de Finlândia, Grécia e Turquia.

O anúncio dos países escolhidos para receber o convite ocorreu na manhã deste sábado depois de reunião da diretoria da Fiba. No total, 15 países se inscreveram para tentar obter o wild card, mas a Itália se retirou da disputa na última semana reclamando do fato de a entidade internacional cobrar uma taxa das nações interessadas.

Os critérios de escolha do convite, segundo a Fiba, eram a popularidade do basquete no país, a qualidade e os resultados de suas seleções, o impacto do Mundial no desenvolvimento do esporte no país, candidaturas e competições da Fiba ogranizadas pelas federações nacionais e o compromisso das estrelas de cada seleção em participar da competição.

Além disso, foram levados em consideração os interesses dos parceiros comerciais, dos organizadores e dos donos dos direitos de transmissão do evento. O apoio e a qualidade dos respectivos governos federais foi outro ponto analisado pela Fiba.

O Brasil, que disputou todos os Mundiais masculinos de basquete, dependia de um convite para jogar a edição de 2014 da competição porque não conseguiu a classificação na Copa América, competição que serviu de seletiva. Sem contar com suas principais estrelas, que pediram dispensa do time de Rubén Magnano, a equipe foi eliminada de forma vexatória na primeira fase, com derrotas para Jamaica, Uruguai, Porto Rico e Canadá.

Como os principais atletas nacionais não disputaram a Copa América, o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, se manifestou nos últimos meses garantindo a presença de jogadores como Tiago Splitter, Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão no Mundial, caso o Brasil recebesse o convite.

Com a definição dos quatro convidados o Mundial de 2014 tem todas suas equipes classificadas: Espanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Croácia, Egito, Eslovênia, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Irã, Lituânia, México, Nova Zelândia, Porto Rico, República Dominicana, Senegal, Sérvia, Turquia e Ucrânia. O sorteio das chaves ocorre na segunda-feira.

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4169229930812789423#editor/target=post;postID=5650093584436038472 

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: