Bolsa Família no Brasil


Um passo essencial para debater o Brasil com propriedade é identificar o que vem mostrando resultados e reconhecer quais ideias não mostraram os resultados desejados. Esta discussão precisa ter como foco principal o desenvolvimento do País, e não o fato da ideia ter sido criada por este ou aquele partido.

Os últimos anos foram marcados por conquistas sociais importantes, sobretudo no que diz respeito à inclusão social. O Bolsa Família, criado pelo Governo Federal, caminha à frente destas conquistas. Ele propiciou um salto na qualidade de vida de milhares de pessoas e sua importância deve ser reconhecida por todos.

Entretanto, não podemos deixar de ter em mente que o Bolsa Família é um programa social. Sua finalidade é melhorar a vida das pessoas, e jamais deve ser usado para fins políticos. Dizer que quaisquer mudanças no governo resultariam no fim do Bolsa Família faz com que o programa deixe de ser uma conquista social e se torne um mero instrumento de chantagem eleitoreira. Isso visa impedir o debate democrático sobre alternativas para o desenvolvimento do Brasil. Pois um País se forma com boas ideias e não com um único governo ou partido.

Além disso, é preciso destacar que o Bolsa Família é o caminho e jamais o objetivo final. A estagnação econômica que o Brasil vive está invertendo isso. As filhas do Bolsa Família, ao invés de conquistarem sua independência econômica, estão se tornando as mães do Bolsa Família. Não há mais evolução, e sim acomodação por parte do governo.

O Bolsa Família é importante para muitos brasileiros e deve continuar. Mas não podemos jamais de enxergar nosso objetivo final: um Brasil onde todas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família possam garantir seu sustento com seu trabalho ou empreendimento. É preciso enxergar mais longe e planejar a longo prazo, algo que não vem acontecendo, para chegarmos a um Brasil onde o Bolsa Família não será mais necessário.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: