Bento XVI se despede de cardeais e promete “respeito e obediência” ao futuro papa

seu último dia como papa, Bento XVI se despede dos cardeais (Foto: Vatican TV/AP)

Bento XVI se despede de cardeais e promete “respeito e obediência” ao futuro papa
O pontífice deixará o cargo às 16h (horário de Brasília) desta quinta-feira (28)

Em seu último dia de pontificado, Bento XVI prometeu nesta quinta-feira (28) “respeito incondicional e obediência ao novo papa”, em cerimônia de despedida realizada no Vaticano com a presença dos cardeais. “Entre vós está o futuro papa, a quem prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei rezando, especialmente nestes dias (de conclave)”, afirmou um Bento XVI sereno e sorridente em seu discurso de adeus aos cardeais.

>> Cobertura completa da Sucessão no Vaticano

O papa, que às 20h de Roma (16h de Brasília) deixará de ser chefe da Igreja Católica, destacou a proximidade, solidariedade e conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de pontificado. Bento XVI afirmou que o Colégio Cardinalício deve ser “como uma orquestra, na qual a diversidade pode levar a uma harmonia de concórdia”.
saiba mais
Em sua última aparição pública como papa, Bento XVI diz que papado teve “momentos difíceis”
A escolha do novo papa

O bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma “instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo”.

O papa se despediu dos cardeais na grandiosa Sala Clementina. Cerca de cem religiosos assistiram ao ato, e após seu discurso, o papa se despediu individualmente de todos eles. Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressou “gratidão” pelos oito anos de pontificado de Bento XVI e o “exemplo” dado por ele neste período.
REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: