Barbosa denuncia Ricardo Noblat por racismo.


O ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), encaminhou uma denúncia à Justiça Federal contra o jornalista Ricardo Noblat pelos crimes de injúria, difamação e preconceito racial. Segundo a Folha de S.Paulo, em representação ao Ministério Público Federal, ele diz que Noblat atacou sua honra e praticou crime de racismo em texto publicado em seu blog e no jornal O Globo no dia 19 de agosto do ano passado, dias depois de uma discussão entre Barbosa e seu vice, Ricardo Lewandowsk.
O Portal Imprensa informa que no texto intitulado “Joaquim Barbosa: fora do eixo”, Noblat faz menção ao fato de o presidente do STF ser negro e afirma que Barbosa não teria sido escolhido para o STF só por seus conhecimentos. E diz: “para entender melhor Joaquim” é necessário acrescentar “a sua cor”. 


De acordo com publicação, o jornalista também destacou que Barbosa não teria sido escolhido ministro do STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas por seus conhecimentos jurídicos, mas por sua “cor”. “Joaquim foi descoberto por um caça-talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e… negro”, escreveu.

O MPF entendeu que, além de difamar e injuriar especificamente Barbosa, Noblat praticou um crime contra toda a raça negra. A Procuradoria enviou denúncia criminal à Justiça Federal do Rio de Janeiro e solicita que Noblat seja condenado por crimes contra a honra e delito racial. Somadas, as penas podem chegar a 10 anos e 4 meses de prisão.

À IMPRENSA, o jornalista disse que ainda não foi comunicado sobre a denúncia do ministro e que apenas irá se manifestar após ser notificado formalmente pela Justiça.

Fontes: Folha de S. Paulo e Portal Imprensa – Foto: Divulgação.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: