Aumento de pelo menos 5,91% na conta de água


No ano passado, houve aumento de 9,50% sobre as tarifas de água e esgotamento sanitário

Os brasilienses devem preparar o bolso, pois vem aí o reajuste da conta de água. O percentual do aumento ainda será definido em audiência pública, mas não deve ser menor que 5,91% – taxa da inflação oficial de 2013, calculada pelo IBGE.

A audiência será promovida na próxima segunda-feira pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). O evento está marcado ocorrer no auditório da agência – Estação Rodoferroviária, sobreloja, ala norte – das 9h às 12h.

Consulta

Os documentos que embasam a proposta encontram-se disponíveis no site www.adasa.df.gov.br, desde o dia 9 de janeiro, para consulta e sugestões. Os interessados devem clicar no banner “Audiência Pública 001/2013”, na página de abertura do site. Podem, ainda, enviar suas contribuições para o endereço eletrônico ap_001_ 2014@adasa.df.gov.br ou por correspondência endereçada ao protocolo geral da agência até as 18h desta sexta-feira.

A realização de reajustes tarifários anuais, revisões tarifárias periódicas e eventuais revisões tarifárias extraordinárias é de responsabilidade da Adasa segundo a lei 4.285/2008. O processo visa garantir o equilíbrio financeiro da concessionária, permitindo-a manter a prestação do serviço na qualidade estabelecida no contrato de concessão.

No ano passado, houve aumento de 9,50% sobre as tarifas de água e esgotamento sanitário. O valor ficou bem acima da inflação oficial, que foi de 5,94%. Na época, a Adasa alegou que esses números foram estabelecidos levando-se em consideração “os custos operacionais e os investimentos para garantir o direito dos usuários de receber os serviços com a qualidade estabelecida, pagando por eles uma tarifa justa”.
Saiba Mais
Para se ter uma ideia, no ano passado, com o reajuste, os usuários enquadrados na tarifa popular e que consomem até 10 m³ pagavam R$ 14,20, e passaram a desembolsar R$ 15,50.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: