Aluguel deve aumentar, prepare-se para a negociação

Aluguel deve aumentar, prepare-se para a negociação

Cerca de 800 mil brasilienses moram de aluguel, de acordo com o Censo 2010, divulgado pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E aqueles cujo contrato faz aniversário em agosto devem preparar o bolso. Isso porque em julho, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) voltou a acelerar no acumulado de 12 meses, atingindo 6,67% ante 5,14% registrados no mês anterior. Este será o índice utilizado no reajuste anual.

No entanto, de acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz,  sempre é possível fazer negociação com o dono do imóvel. “Quando chegar o mês de aniversário do contrato, a pessoa pode sentar e conversar com o proprietário, não há nada que impeça isso. Se a pessoa for boa pagadora e mantém o imóvel em boas condições, terá vantagens na hora da negociação. O caminho é sentar e conversar, decidir o que vai ser justo para ambos”, indica.

É o que pretende fazer a dona de casa Val Monteiro, cujo contrato tem que ser reajustado neste mês.  Esse é o quarto aumento pelo qual passará e ela pretende negociar com a proprietária. “Quando chegamos aqui, pagávamos R$ 600, e hoje está R$ 750. Não acho que o valor esteja alto, pois aqui no Guará, os aluguéis estão acima disso. No entanto, já estamos para mudar, pois estamos comprando um imóvel próprio e ela podia deixar esse reajuste para o próximo inquilino”, acredita.

O IGP-M no DF nos últimos 12 meses foi de 7,43%, acima da inflação (5,2%), sendo também acima da média nacional, que foi de 7,06%. Mas o economista André Braz afirma que os níveis não apresentam grandes diferenças, e todas as capitais analisadas estão acima da inflação.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: