Alerta às doenças relacionadas ao fumo

Ela começa silenciosa com poucos sintomas e está associada a esforços físicos, andar rapidamente ou praticar atividades que exijam mais esforços. Com o passar do tempo, a falta de ar vai se tornando mais aguda. Em casos avançados, o indivíduo sente falta de ar, mesmo estando em repouso. Essa é uma das doenças totalmente ligadas ao tabagismo. Trata-se da doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Segundo o Coordenador de Pneumologia da SES/DF, João Daniel, 80% dos pacientes que possuem a DPOC são fumantes. Porém, se a pessoa não fumar mais, consequentemente o quadro dela irá melhorar. Além disso, se ela realizar o tratamento adequado também obterá resultados positivos.

A maioria das pessoas com a doença desenvolvem outros problemas de saúde: bronquite crônica, tosse prolongada com secreção, e enfisema que implica na destruição dos pulmões ao longo do tempo.

Fumantes e ex-fumantes devem ficar atentos a qualquer sinal de falta de ar e procurar um especialista logo que os sintomas forem apresentados.

Evandro Garla- Deputado Distrital – PRB-DF

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: