Agnelo Queiroz (PT), JÁ É FAVORITO PARA 2014

Dicas de Marketing Político e Bastidores do Poder

No dia 31/1 publiquei uma enquete com nomes de alguns candidatos ao Governo do DF em 2014. Claro que tudo não passa de uma avaliação de momento, sem cota amostral, sem ciência, não se tratando de uma pesquisa.

Alguns leitores questionaram o fato de não ter incluído o nome do Senador Cristovam e do ex-governador Arruda. Confesso que não foi proposital, meu intuito era testar apenas os nomes que inclui na enquete.

Relembro de algumas observações que postei no artigo que divulgou a enquete:

“Lembrete!

Não se trata de uma pesquisa cientifica é apenas uma enquete sem cotas amostrais.

Sabemos que qualquer cenário para 2014 é mera especulação, mas se a idéia é especular, vamos participar.

A enquete esta posicionada na lateral do blog, escolha seu candidato e vote. A votação começou dia 31/1 e termina no dia 14/2/2013.”

Porque relembrei estas observações?

Simples! A enquete gerou muitos comentários nas redes sociais, principalmente hoje, 14/2/13.

Para minha surpresa ao acessar meu twitter nesta manhã, constatei uma enorme quantidade de ataques, todos com a mesma mensagem que republico aqui: “Manipulação! Blogueiro @sandrogianelli retirou a enquete do ar quando Agnelo Queiroz atingiu 60% dos votos”.

Justifico!

A enquete esta no ar desde o dia 31/1 com a observação de que se encerraria no dia 14/2. O plugin da enquete entende que as zero hora e zero minuto do dia 14/2 a enquete deve ser encerrada, simples, no primeiro segundo do dia 14/2 a enquete termina. Trata-se da programação do plugin e não da minha intervenção.

Participação

Até as 12h do dia 13/2 a enquete contava com 2400 votos e Agnelo contava com apenas 1% dos votos, as 23h59 a enquete já contava com 5339 votos e Agnelo disparou para 59% dos votos.

Manipulação

Se houve manipulação por parte de alguém, não foi por mim.

Acusações

Os seguintes perfis do twitter propagaram a acusação de manipulação da enquete: @VivianMarquez51, @LindaFrancoLi, @WilmaLobo1, @LuizPalomar, @GesicaCNeris, @EdsonNoro, @ElsaCarvalhau, @CarlosLanarte, @MarioGular, @LuciaPacci_, @Felipe38Alvarez e @fatima_lousada.

Pesquisa de campo

Os twitter´s (possíveis fakes) deveriam fazer uma pesquisa antecipada. Da forma que eles estão agindo é como se eu fosse um militante contra Agnelo. Deixo registrado que na campanha de 2010 votei no candidato Agnelo Queiroz e hoje como morador do DF torço pra que seu governo seja o melhor possível.

Profissionalismo

Não é desta forma que se obtém a aceitação da opinião pública, deixando para votar no último dia, acusando o blog de manipulação, colocando fakes para atacar, enfim, adoraria ver o governo pelo qual trabalhei na eleição de 2010 desenvolvendo um excelente trabalho e sendo bem avaliado pela população do DF. Mas será que é isto mesmo? Será que os 59% não é uma forma de enganar a si próprio?

Resultado

Se as eleições fossem hoje em quem você votaria para Governador do DF?

1- Agnelo (3.191votos, 59%)
2- Toninho do PSOL (748 votos, 14%)
3- Fraga (403 votos, 7%)
4- Reguffe (380 votos, 7%)
5- Pitiman (267 votos, 5%)
6- Eliana Pedrosa (198 votos, 3%)
7- Rodrigo Rollemberg (81 votos, 1%)
8- Izalci (21 votos, 0%)
9- Gim (12 votos, 0%)
10- Filipelli (5 votos, 0%)

Nenhum / Em branco / Nulo (33votos, 0%)
Total de votos: 5339

Blog

Este Blog não é de oposição e nem de situação. O intuito do blog e dar dicas de marketing político e propagar notícias sobre política no DF, no Brasil e no mundo. Se o resultado da enquete não foi bom, primeiro, não foi minha culpa, segundo, isso não inclui uma tarja dizendo que sou oposição ou situação e terceiro, pra que se preocupar? é apenas uma enquete e como sabemos ainda falta muito até as eleições de 2014 e o Governo do DF tem 15 bilhões para investir no DF nos próximos meses. Tenham calma, muita água ainda vai rolar.

Você acredita neste resultado?

Deixe sua opinião nos comentários.
Aproveito e agradeço a todos que votaram.

Por Sandro Gianelli



About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: