Agência da ONU realiza oficina para formação de jovens líderes em Brasília

jovens-e1473883925769Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) promoveu curso de formação de jovens líderes em sua sede em Brasília com o objetivo de prepará-los para representar suas comunidades em fóruns internacionais.

O curso teve como meta promover a cultura de liderança e de troca de experiências. Uma de suas idealizadoras é a adolescente Ruth Itunu Adewonuola, representante brasileira no Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), ocorrido em fevereiro deste ano.O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoveu no sábado (10) em sua sede em Brasília curso de formação para 25 jovens líderes, com o objetivo de prepará-los para atuar em nome de suas comunidades em fóruns internacionais.

Durante a mesa de abertura do curso, o representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, destacou a importância de engajar jovens em pautas políticas ao desenvolver habilidades e competências como liderança, capacidade crítica e comunicação.

“Quando se tem que falar sobre a juventude, ninguém melhor que o próprio jovem”, disse Rafael, ressaltando a necessidade de jovens líderes desenvolverem espírito crítico, conhecerem mais sobre seus próprios direitos e aprenderem a se comunicar.

A professora e advogada Elisa Pinchemel e o pesquisador de crimes transnacionais da Universidade de Glasgow (Escócia), Rodrigo Araújo, iniciaram as atividades do primeiro módulo apresentando aos participantes elementos conceituais básicos de Relações Internacionais e Direito Internacional.

Em seguida, foi a vez do professor do Centro Universitário de Brasília João Paulo Araújo, que apresentou um panorama geral sobre a história das Nações Unidas e sobre os principais desafios enfrentados pela organização atualmente.

O coordenador da unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento, também participou do debate sobre o Sistema ONU e respondeu a perguntas em relação à organização e seu papel na promoção dos direitos da juventude.

Nos módulos seguintes, haverá exposições e rodas de debate sobre temas relacionados ao Sistema ONU, como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), direitos humanos e juventude, gênero e saúde sexual/reprodutiva, entre outros.

O Programa Embaixadores da Juventude é uma parceria entre UNODC e Caixa Seguradora.

Agência da ONU realiza oficina para formação de jovens líderes em Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: