Acesso ao único lixão do DF está fechado há mais de 24 horas

Acesso ao único lixão do DF está fechado há mais de 24 horas
Catadores protestam contra fechamento do local, que deve ocorrer até 2014.
Com interdição, lixo está sendo levado para áreas de transbordo e usinas.
Do G1 DF

Os catadores do lixão da Cidade Estrutural decidiram nesta quinta-feira (11) manter a interdição do local. Os caminhões do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estão impedidos de entrar na área desde a manhã desta quarta (10).

Os catadores protestam contra o fechamento do lixão, que deve ocorrer até 2014 por determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Presidente de uma das cooperativas de catadores, Maria Conceição Nascimento Brito afirmou que o acesso ao lixão vai permanecer fechado enquanto o GDF não enviar representantes para dialogar com a categoria. Os catadores colocaram uma montanha de entulho na entrada do lixão.

A Secretaria de Governo, responsável pela negociação com catadores, foi procurada pela reportagem do G1, mas não deu retorno até a publicação desta matéria.

Com a interdição, o lixo produzido no DF está sendo levado para as áreas de transbordo e usinas. O SLU informou que essas áreas não terão capacidade para receber os resíduos caso a interdição se prolongue até segunda-feira (15).

O lixão da Cidade Estrutural já acumula mais de 30 milhões de toneladas de resíduos. Além disso, o SLU estima que, todos os dias, três toneladas de entulho são retiradas de áreas que não deveriam receber os resíduos.

Entrada do lixão da Cidade Estrutural está interditada desde quarta-feira (10). Catadores protestam contra o fechamento do espaço, que deve ocorrer até 2014 (Foto: G1)

Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df. Siga também o G1 DF

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: