Ação Global Nacional no DF registra mais de 29 mil atendimentos

açãoA Ação Global Nacional, que aconteceu em vários estados brasileiros neste sábado, dia 30, foi um verdadeiro sucesso. Só no Distrito Federal, foram realizados 29.203 atendimentos a 6.500 pessoas. Entre os serviços mais procurados estão o de odontologia, serviços médicos, atestados de saúde para natação, e muitos outros.

Um esforço coletivo do SESI e de alguns parceiros, possibilitou o atendimento de 350 pessoas nos serviços de odontologia. Thaline Pereira, de 23 anos, não perdeu a oportunidade e chegou cedo para uma consulta com o dentista. “Aqui na Estrutural é difícil ser atendido pela rede pública, o atendimento é precário. Hoje saio daqui sem medo e ciente de que devo dar continuidade ao tratamento.”, contou a assistente de suporte.

Na área de emissão de documentos, a carteira de trabalho, o CPF e a carteira de identidade foram os serviços mais requisitados. “Quando precisamos tirar algum documento temos que ir ao Guará ou ao Na Hora mais próximo, que é no Plano Piloto ou na Ceilândia. Poder tirar minhas carteiras de identidade e de trabalho, aqui, hoje, facilitou muito minha vida.”, desabafou o motorista Edson da Silva, morador da Estrutural há 18 anos.

A população teve acesso também à consultoria jurídica e a orientações sobre trabalho e emprego com dicas de empregabilidade. Os trabalhadores da Fábrica Social, projeto que capacita profissionais para atuar no ramo têxtil, demonstraram, ao vivo, o processo de produção de suas peças, enquanto orientavam as pessoas sobre os requisitos necessários para participar deste programa social que possibilita geração de emprego e renda. A secretaria de trabalho disponibilizou também um profissional para falar sobre formação profissional e os cursos ofertados pelo Governo do Distrito Federal.

Na área de consultoria jurídica, a Defensoria Pública da União realizou cerca de 47 atendimentos envolvendo questões de família, do consumidor e de moradia. O primeiro passo em busca da garantia dos direitos aos cidadãos. “Todos esses atendimentos virarão processos de assistência e as pessoas poderão dar continuidade no endereço que indicamos a elas.”, explicou o defensor público federal e chefe da unidade de segunda categoria, Paulo Rogério Cirino de Oliveira.

Crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades recreativas e culturais, como a mala do livro, pintura de rosto, apresentações artísticas, balonismo e atividade física ao ar livre. A equipe do Programa Cozinha Brasil ministrou algumas oficinas e deu orientações sobre higiene para manipulação dos alimentos e algumas dicas de receitas e preparações.

sesi acao global carteira de identidade

Na carreta do SENAI, os moradores foram orientados sobre o consumo consciente de energia, receberam dicas de como fazer uma horta sustentável e puderam participar de uma oficina de instalações elétricas residenciais. Um dos serviços do SENAI mais requisitados foi, sem dúvidas, a oficina de bicicletas. Fabiano Ferreira Silva chegou ao Centro Olímpico às 5h para garantir o conserto da sua. Ele enumerou as peças que precisavam de reparos. “Pedal, freio e a corrente da bicicleta. Fiquei feliz porque tudo aqui é de graça.”, afirmou.

Todos os resultados obtidos na Ação Global foram frutos de uma força-tarefa entre SESI, Rede Globo e as instituições parceiras. Mas, o melhor resultado é mesmo ver nos olhos das pessoas a alegria com a realização do evento na comunidade da Estrutural.

http://www.sistemafibra.org.br/sesi/noticias/802-acao-global-nacional-no-df-registra-mais-de-29-mil-atendimentos.html

About Germano Guedes

Olá Pessoal,
Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”.
Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas.
Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade.
Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural.
Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire.
Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações.
No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade.
Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.

%d blogueiros gostam disto: