“A lida dos líderes”.

“O verdadeiro morador e líder comunitário está sempre em serviço do povo. As falsas lideranças só se preocupam consigo próprio.” Na foto comigo: Gilmar e Anísio – defesa civil
Na outra foto: o chefe de gabinete da administração e outros.


  À exemplo das lideranças comunitárias do Guará que, em 02 de maio de 2013,concluíram a etapa “bronze” do Ciclo de palestras: As Lideranças Comunitárias Do Distrito Federal Como Foco do Conseg, líderes de Brazlândia, Estrutural, Planaltina e Santa Maria, também, serão certificados nas próximas reuniões dos Conselhos de suas respectivas cidades.

O projeto que prevê outras três fases (prata, ouro e diamante) é desenvolvido pela Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF, por meio dos Conselhos Comunitários de segurança do DF e visa a ampliação da participação das lideranças comunitárias nos assuntos pertinentes à segurança pública, otimizando o encaminhamento de demandas nas reuniões dos CONSEG.

Os presidentes, Valmir Reinaldo, Ricardo de Alcântara,Solange Batista, Nilton Vaz, Carlos Silva e suas diretorias, mais uma vez, demonstraram o comprometimento com as comunidades às quais representam. Esses guerreiros conseguiram reunir pessoas que, como eles, lutam para manter a chama da esperança acesa. Esperança de um DF mais seguro, serviços públicos de qualidade, com a consciência de que sem a participação popular esses sonhos continuarão sendo, apenas, sonhos!

A palestra da etapa bronze –Participação Social na Segurança Pública – é ministrada pelo Coordenador de Articulação Comunitária da SUPROC, Major Paulo André, que é bacharelado em Direito e Segurança Pública, pós-graduado em Gestão em Segurança Pública, Direito Administrativo, Docência do Ensino Superior, além de diversos cursos pela – SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Publica do Ministério da Justiça. Utilizando uma linguagem franca, Paulo André enaltece as lideranças comunitárias, mostrando a importância, a representatividade e o papel de cada líder diante daqueles que acreditam em sua lida.

O Subsecretário da SUPROC, Cirlandio Martins dos Santos, que tem participado da maioria dos encontros, lembra que “historicamente, os líderes e os voluntários, mesmo em tempos de guerra, fizeram, fazem e sempre farão a diferença nos resultados e quanto maior o empenho, maior a chance de uma vitória em quaisquer batalhas!”. Cirlandio destaca, ainda, que a Secretaria de Segurança já está encaminhando, ao GDF, o Decreto 28.495/07 com as sugestões dos conselheiros comunitários de segurança para sua reformulação, devidamente analisada pela assessoria jurídica da SUPROC.

Você que é liderança comunitária pode entrar em contato com o CONSEG de sua cidade e informar-se sobre oCiclo de Palestras. Pode, ainda, fazer contato com a SUPROC pelo telefone (61) 3233.0139, ou suproc@ssp.df.gov.br


Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: