39 celebridades mais influentes do Brasil


39 celebridades mais influentes do Brasil

Eles têm fama e dinheiro – habitualmente nessa ordem. A combinação lhes confere um terceiro atributo: poder. Categoria em evidência em todas as posições do mapa mundial, as celebridades têm a força de ditar modos de pensar, vestir e consumir, influenciar comportamentos, gostos e estilos de vida, arrastar multidões a shows e salas de cinema e até cunhar vocabulário. E por isso talvez sejam a versão mais atual do clássico bordão de Rousseau: seu poder emana dos fãs e suas curtidas.

Inspirada no já tradicional ranking “Celebrity 100”, que FORBES publica anualmente desde 1999, FORBES Brasil elaborou a primeira lista dos 100 brasileiros famosos mais influentes da atualidade, pinçados nas principais frentes submetidas ao calor dos holofotes — dos gramados à cozinha.

A lista elenca esportistas, apresentadores, modelos, comediantes, atores, cantores de vários gêneros e outros artistas que, pelo cruzamento de seis indicadores, têm mais bala na agulha para mobilizar seguidores, para bem ou não. Contaram na pontuação quesitos como notoriedade internacional, rendimentos, popularidade, longevidade (na carreira), exposição nos noticiá­rios e performance nas redes sociais – o novo palco de quem quer perpetuar mais do que 15 minutos de fama.

Como poder não é um dado numérico e algumas avaliações acabam sendo inevitavelmente subjetivas, foram considerados ainda sinalizadores como audiência, venda de discos ou livros, inserção em comerciais, cachês publicitários e de shows e assédio da mídia.

A linha de produção de celebridades é de uma potência espantosa em número e velocidade, e como a lista se restringia a 100 nomes, muitos ficaram de fora – alguns injustamente, dirão seus ardorosos fãs. Mas nada impede que nomes excluídos deste ranking, sobretudo os de sucesso instantâneo, venham a mostrar a cara em próximas edições.

O resultado confirma que o Brasil segue mesmo sendo o país do futebol: entre tantos nomes de talento, as primeiras posições são dominadas por astros da bola, liderados pelo famoso mais famoso que já brotou dos gramados.

Pelé é rei também das celebridades, e prova maior são as multidões de admiradores que associam seu nome ao Brasil até hoje, nos mais esquecidos cantos do mundo, mais de três décadas depois de o craque ter pendurado as chuteiras. E este é um feito poderoso, nestes tempos de fama mais efêmera do que reality show.

Veja na galeria de fotos as 39 maiores celebridades do Brasil em 2013:

www.assineforbes.com.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: