200 conselheiros tutelares tomam posse em Brasília

No Museu da República, governador entregou diplomas aos novos representantes que vão garantir os direitos de crianças e adolescentesPosse-dos-Conselheiros-Tutelares

Os 200 conselheiros tutelares, eleitos pela população em outubro do ano passado, foram empossados em cerimônia neste domingo (10), no auditório do Museu da República. O governador Rodrigo Rollemberg, ao lado do secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, entregou os diplomas a 20 deles em ato simbólico. Todos passaram por curso de formação e atuarão no quadriênio 2016-2019.

Os conselheiros têm a função de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, solicitando providências legais e imediatas para protegê-los. Rollemberg destacou que a sociedade e o Poder Público precisam trabalhar integrados aos conselhos: “É importante frisar que vocês chegam aqui pelo poder das urnas. A responsabilidade é muito grande. Precisamos de uma interação permanente para superar os desafios. A missão é levar uma vida de qualidade e de dignidade para crianças e adolescentes”.

Na cerimônia, que contou com a apresentação da banda da guarda presidencial, o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, acrescentou, sobre as funções dos novos representantes, o dever de oferecer atenção especial e integral. Além de disponibilizar 42 veículos no DF, ele reforçou que o governo inaugurou dois conselhos nos últimos meses, em São Sebastião e em Taguatinga. “Estamos elaborando um cronograma financeiro para a inauguração de novos e a reforma dos que já existem.”

Mais eleitores
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, 71% dos conselheiros tutelares eleitos no País são mulheres. O secretário da pasta, Rodrigo Torres, que apresentou os números na solenidade, disse que a participação dos eleitores no pleito ainda é baixa, apesar de ter crescido 60% em 2015. “Precisamos aumentar essa participação e levar a população às urnas”, convocou. No Distrito Federal, cerca de 125 mil eleitores votaram em 2015. Na eleição anterior, o número foi de 68 mil.

Conduzido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), o processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorreu ao longo de 2015 e culminou com a eleição geral em 4 de outubro. A disputa no DF atraiu 26,5 mil candidatos para a primeira fase de seleção. Os 200 titulares eleitos terão salário de R$ 4.684,66.

Também participaram do evento a secretária da Segurança e da Paz Social, Márcia Alencar, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, a promotora dos Direitos da Infância e da Juventude do DF, Luísa de Marilac, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros tutelares do Distrito Federal, Ziel Ferreira dos Santos, o defensor público Ricardo Batista, os deputados distritais Luzia de Paula (Rede), Rodrigo Delmasso (PTN) e Professor Israel (PV), a deputada federal Erika Kokay (PT) e administradores regionais. (Agência Brasília)

Fonte: Blog do Fred Lima.

 

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: