Veja o que eu disse em 2009 para o portal do PRB

1ª Videoteca estreia com sucesso em Brasília

Programação empolga participantes
Publicado por Redação PRB em 30/06/2009



“É certo que a melhor estratégia de marketing (…) é que vai levar os votos da maioria”

Germano Guedes, prefeito comunitário (Qda. 6) da Cidade Estrutural/DF

“Mesmo um político que fez promessas e não cumpriu, com um bom trabalho de marketing é possível mostrar um novo ‘produto’ 

Joelma Evangelista, auxiliar administrativa

“É uma iniciativa brilhante (da Fundação) que nos faz crescer, enriquecer e aprender mais sobre política” 

João Batista, assessor parlamentar

“É muito interessante poder conhecer como tudo funciona (…), faz com que a gente vote com mais consciência” 

Antonio Carlos, jardineiro

Em clima de grande expectativa, a Fundação Republicana Brasileira estreou com sucesso a ‘1ª Videoteca seguida de debate’ em Brasília, na última quinta (25/6), com a exibição do documentário “Crise é o nosso negócio”, da cineasta Rachel Boyton. Retratando a dura tarefa de uma empresa americana especializada em marketing político, ao construir uma nova imagem do candidato à presidência da Bolívia, Gonzalo Sanchez de Lozada, o “Goni”, o filme trata sobre a agonizante tarefa de subir nas pesquisas nos últimos dias que antecedem o pleito.
Após a projeção da película, foi aberta uma roda de debates, com opiniões diversas dos participantes. Para o prefeito comunitário da Quadra 6 da Cidade Estrutural/DF, Germano Guedes, o marketing político, nos dias de hoje, é imprescindível para qualquer candidato a cargo eletivo. Como exemplo, ele citou o provável cenário político do Distrito Federal. “Os possíveis candidatos ao governo do Distrito Federal têm história de vida e de compromisso com o povo daqui. É certo que a melhor estratégia de marketing para mostrar isso é que vai levar os votos da maioria”, avalia.
Para a auxiliar administrativa Joelma Evangelista, o filme retrata o que de fato acontece com os políticos “caídos”, que da noite para o dia se tornam fenômenos repaginados, após um trabalho meticuloso de marketing. “Mesmo que tenha sido um político que fez promessas e não cumpriu, com um bom trabalho de marketing é possível mostrar um novo ‘produto’, uma nova ‘cara’, e as pessoas passam a gostar e a acreditar naquele candidato”, analisa.
Sobre a iniciativa da Fundação Republicana Brasileira em promover ações como essa, o assessor parlamentar João Batista fala da importância do resultado na vida dos participantes. “É uma iniciativa brilhante que nos faz crescer, enriquecer e aprender mais sobre política; como funciona e como devemos escolher ou nos aprimorar na hora de eleger os nossos candidatos. A Fundação está de parabéns,” disse. Para o jardineiro Antonio Carlos, é uma oportunidade para conhecer de perto como funciona o processo político e seus bastidores. “É muito interessante poder conhecer como tudo funciona e isso desperta não só a curiosidade, mas o interesse pela política e faz com que a gente vote com mais consciência”, avalia.
Novas turmas
A Fundação Republicana Brasileira deve promover novos encontros no mês de julho. Para mais informações ligue (61) 322 ou envie email para fundacaorepublicana.cursos@gmail.com  e acompanhe.
Helen Assumpção é jornalista

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: