Saúde para todos – Cidade Estrutural? Tenho minhas dúvidas


Saúde para todos – Cidade Estrutural? Tenho minhas dúvidas

Por: Ana Jara Macêdo

Quem mora na cidade Estrutural sabe muito bem que o panfleto que foi distribuído nesta segunda-feira ao atendimento gratuito feito para as mulheres, com o programa “Carreta da Mulher”, deixou moradores indignados ao receber o informativo, onde afirma que o posto de saúde da cidade têm excelência no atendimento.

Para quem depende da saúde pública, acredito que isso seria mais uma brincadeira de mal gosto. Recentemente, a unidade de saúde do st.Oeste, teve sua energia cortada por falta de pagamento. O mesmo panfleto, cita as equipes da saúde que são 10 ao todo, porém conheço equipes que tem apenas uma enfermeira e uma médica para a tender a demanda de 3 mil pessoas, onde a área atinge 8 mil ao todo.

Uma das novidades do informe, foi a de que os moradores da Estrutural contam com o Conselho de saúde local. A novidade é uma conquista da população e tem como objetivo, aprimorar a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde no local. Antes era apenas um conselho de saúde para toda à área de abrangência da regional de saúde do Guará.

Durante a eleição do Conselho de Saúde, questionei sobre a idoneidade das entidades que estavam participando, se de fato e de verdade estariam com o cnpj ativos e se estariam prestando algum tipo de serviço para a sociedade.
Processo esse no qual a população não tem conhecimento e muito menos sabe se existe um conselho de saúde na Estrutural.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: