Pesquisa Datafolha mostra a corrida ao Palácio do Buriti


Informações G1/DF

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15) mostra o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 35% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal. Em seguida, aparecem empatados tecnicamente o governador Agnelo Queiroz (PT), com 19%, e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 13%. Também em situação de empate técnico estão Toninho do PSOL (PSOL), com 7%, e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 4%. A candidata Perci Marrara (PCO) não atingiu 1% das intenções de voto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa desta sexta, Arruda tem 8 pontos percentuais a menos que a soma de todos os outros candidatos (43%). O segundo turno ocorre sempre que nenhum dos candidatos alcança mais do que a soma dos demais adversários.

A pesquisa é a primeira do Datafolha após o registro das seis candidaturas a governador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 5 de julho.

Confira abaixo os números do Datafolha, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):

– José Roberto Arruda (PR): 35%
– Agnelo Queiroz (PT): 19%
– Rodrigo Rollemberg (PSB): 13%
– Toninho do PSOL (PSOL): 7%
– Luiz Pitiman (PSDB): 4%
– Perci Marrara (PCO): 0%
– Branco/nulo: 12%
– Não sabe/não respondeu: 10%

O Datafolha fez a pesquisa entre os dias 12 e 13 de agosto. O instituto ouviu 736 eleitores em todo o Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que, se for levada em conta a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números DF-00029/2014 e BR-00359/2014.

Pesquisa espontânea

Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Datafolha simplesmente perguntaram ao eleitor em quem ele votará (sem apresentar a relação dos candidatos), 25% mencionaram Arruda. Veja abaixo:

– José Roberto Arruda (PR): 25%
– Agnelo Queiroz (PT): 16%
– Rodrigo Rollemberg (PSB): 6%
– Toninho do PSOL (PSOL): 2%
– Luiz Pitiman (PSDB): 2%
– Outros: 1%
– Branco/nulo: 13%
– Não sabe/não respondeu: 34%

Rejeição

A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Agnelo Queiroz tem a maior rejeição, e Perci, a menor:

– Agnelo Queiroz (PT): 48%
– José Roberto Arruda (PR): 37%
– Toninho do PSOL (PSOL): 15%
– Luiz Pitiman (PSDB): 14%
– Rodrigo Rollemberg (PSB): 13%
– Perci Marrara (PCO): 11%
– Rejeita todos/não vota em nenhum: 8%
– Não rejeita nenhum/poderia votar em todos: 1%


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: