« Banco Aroeira representado no III Encontro de Bancos Comunitários do Centro-Oeste em Brasília

Leonor e Germano Guedes

Banco Aroeira presente na inauguração do Banco Estrutural

Image
Comitê de análise de crédito – Banco Estrutural
05/06 – Cidade Estrutural (DF) – Ontem foi um dia muito especial para os guerreiros da Economia Solidária. Foi a vez do Banco Estrutural, 79º Banco Comunitário do Brasil, inaugurar seu espaço. Foi realizada uma linda comemoração com a presença de nomes importantíssimos do setor, como o Paul Singer, Secretário da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária), Joaquim e Sandra, fundadores do Banco Palmas, primeiro banco comunitário do Brasil, Leonora Mol, articuladora da rede de bancos comunitários do Centro-Oeste, entre outros, estavam presentes. Além destes, estavam também os nove outros bancos que compõem a rede ecosol da região centro-oeste.
Leonora Mol
Image
Joaquim – Banco Palmas (BA)
Image
Paul Singer e Leonora Mol
Image
 Paul Singer
Image
Linha Dura, Paul Singer, Leonora Mol, Alfa Canhetti
Sobre a Cidade Estrutural (DF)
O “Lixão da Estrutural” começou, na década de 60, após a inauguração de Brasília e, poucos anos depois, surgiram os primeiros barracos de catadores de lixo próximo ao local. No início da década de 90 a invasão contava com pouco menos de 100 domicílios localizados ao lado do “lixão”, sendo posteriormente transformada em Vila Estrutural, pertencente à Região Administrativa do Guará. Em 1989, foi criado o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento ao lado da Via Estrutural, época em que se previa a remoção da invasão, para outro local. Várias tentativas foram realizadas neste sentido.
Considerada uma das regiões mais pobres do Distrito Federal, o setor já foi palco de várias tragédias, das quais, em 2004, um incêndio de grandes proporções que quase atingiu o gasoduto próximo da Estrutural.
Sobre o Banco Estrutural
Image
Banco Estrutural
O Banco Estrutural já começou a operar empréstimos de micro-créditos e a circular a moeda social, a CONQUISTA, o nome da moeda simboliza a trajetória marcada por muitas batalhas e vitórias. Esse é um dos momentos mais importantes da história desse território, por se tratar de uma organização coordenada pela comunidade para apoiar os moradores nos mais diversos aspectos, não só economicamente, mas na questão social e na qualificação profissional, promovendo assim o desenvolvimento da comunidade. Mensalmente os moradores se reunirão para tratar de questões comuns do funcionamento da organização. O Banco Aroeira sente-se losongeado de fazer parte desse momento único na história da economia solidária no Brasil.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: